Brasil

Candidatos reclamam de textos longos na prova do Enem

postado em 22/10/2011 18:48
São Paulo ; O tamanho dos textos e enunciados das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi a principal reclamação dos candidatos que fizeram a prova na Universidade Nove de Julho (Uninove), na zona oeste paulistana. A estudante Daniela Andrade, 18 anos, diz que não achou a prova difícil, mas cansativa. ;É muito texto, são muito grandes as perguntas;, disse a jovem que admitiu ter estudado somente ;um pouco;.

Avaliação semelhante teve Camila Feliciano, estudante da mesma idade. ;Eu achei que deveria ter estudado mais, porque estava fácil;. Apesar do baixo nível de dificuldade, ela acha que foi mal devido ao pouco empenho no último ano no cursinho. Camila também reclamou dos enunciados. ;Muito texto, dava até sono.;

No entanto, os temas tratados na prova ajudaram a candidata Michele Oliveira. Ela achou o exame menos complicado do que o do ano passado. ;Como foi bem focado em atualidades, e eu leio muito, estava bem fácil;, disse a aluna do ensino médio que pretende usar a nota para entrar em um curso de psicologia ou jornalismo.

Por acompanhar diariamente as notícias na internet, Micael Magalhães também acha que se saiu bem nas questões relacionadas a política e atualidades, em especial as que trataram da situação da Líbia. O estudante de 17 anos espera que o segundo dia do exame seja ainda mais fácil. ;Acho que tenho habilidade para redação;, ressaltou.

Cursando economia em uma faculdade particular, Leandro Loiola, 26 anos, pensa justamente o contrário. Para ele, a prova de redação, parte da avaliação de amanhã, é um desafio à parte. ;A redação sempre precisa de um tempo a mais;, destacou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação