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Inagurada nesta segunda, Ponte Rio Negro, em Manaus, tem 3.595 metros

Considerada a maior ponte estaiada (são 400 metros de trechos suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda maior do mundo

postado em 24/10/2011 22:17

- Estado de Minas


Considerada a maior ponte estaiada (são 400 metros de trechos suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda maior do mundo

A ponte construída sobre o Rio Negro, com 3.595 metros de comprimento, que liga Manaus a Iranduba (a 27 quilômetros da capital amazonense) foi inaugurada nesta segunda-feira pela manhã. A Ponte Rio Negro é decisiva no desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (RMM), criada em 2007, com 8 municípios e 2 milhões de habitantes. Após 4 anos de construção, a cerimônia teve a presença do governador do Amazonas, Omar Aziz, e da presidente Dilma Roussef.

Considerada a maior ponte estaiada (são 400 metros de trechos suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda maior do mundo, atrás apenas da ponte sosbre o rio Orinoco, na Venezuela, a Ponte Rio Negro é, ao lado do Teatro Amazonas, o maior e mais importante monumento arquitetônico do Estado.

A partir das 19h a ponte estará aberta ao tráfego de veículos de todos os portes, sem restrição de horário, 24h por dia. Não será permitido o trânsito de bicicletas. Pedestres terão uma área reservada para passar nas áreas laterais. Táxi-lotação e mototáxi são proibidos, conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Devem passar pela ponte diariamente, nos três primeiros meses, pouco mais de 2 mil veículos, segundo estimativa Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH). Atualmente cerca de 600 veículos faziam a travessia em balsas diariamente, entre o porto de São Raimundo, em manaus, e o município de Iranduba, na margem direita do Rio Negro.

Com velocidade máxima permitida de 60km/h, os veículos serão monitorados permanentemente com dez câmeras e redutores de velocidade. A estrutura, conta ainda com um guincho para eventual necessidade de remoção de veículos. No início da ponte, em Manaus, haverá uma base montada, o Centro de Controle de Operações, onde vários órgãos trabalharão controlando a movimentação.

Custos

Construída para solucionar um problema de logística da região, do total de recursos aplicados, R$586 milhões foram fianaciados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$523 milhões do Governo do Amazonas. O custo total foi de R$ 1,099 bilhão.

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