postado em 27/10/2011 18:03
São Paulo ; A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (27/10) no estado de São Paulo, durante a execução da Operação Semilla, dois chefes do tráfico internacional de drogas. De acordo com a PF - que não divulgou os nomes dos traficantes - eles são brasileiros e têm empresas legais no país, como padarias e lojas de carros, usadas para lavar o dinheiro obtido com a venda das drogas.[SAIBAMAIS];Os dois traficantes brasileiros coordenavam toda a quadrilha. Eles importavam a droga, principalmente cocaína da Bolívia, trazia para a região de São Paulo para, daqui, distribuir no mercado interno ou enviar para a África ou para a Europa;, disse o delegado coordenador da operação, Ivo Roberto Costa da Silva.
Além dos dois brasileiros, foram presas mais 36 pessoas, uma delas estrangeira. No total, foram expedidos 54 mandados de prisão temporária. Sete acusados ainda são procuradas no Brasil e 11 mandados estão sendo cumpridos no exterior, por meio da Polícia Internacional (Interpol). Desde o início da investigação, 70 pessoas já haviam sido presas. A PF apreendeu ainda cerca de 40 carros, sendo 15 de luxo.
Todos os mandados foram expedidos pela 4; Vara Criminal Federal de São Paulo. Participam da operação 230 policiais federais, 150 deles lotados na PF em São Paulo. Os presos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento da prática do crime de tráfico transnacional.