postado em 01/11/2011 09:57
Faz frio na manhã desta terça-feira (1;/11), no Paraná. Segundo informações do serviço de meteorologia do estado (Simepar), os termômetros marcam temperaturas abaixo de 15 graus Celsius (;C) em todos os municípios, mas há previsão de tempo bom na região oeste, onde as chuvas do final de semana deixaram um saldo de duas mortes e 163.568 pessoas afetadas em 33 municípios. A temperatura chega a 25;C no decorrer do dia. Além disso, chuva de baixa intensidade é registrada apenas nas regiões de Campos Gerais até o litoral.Uma das mortes do fim de semana ocorreu no município de Foz do Iguaçu. Durante o vendaval, uma lage caiu sobre um homem com 56 anos. A outra morte foi registrada no município de Santo Antonio da Platina. Uma criança de seis anos caiu no córrego Ribeirão Água do Palmital e foi arrastada pela correnteza. As chuvas deixaram 26 pessoas com ferimentos leves, em todo o estado.
A Defesa Civil informa que está monitorando a situação em todos municípios atingidos. De acordo com o último levantamento, cerca de 400 pessoas estão desalojadas e um total de 3,2 mil casas foram danificadas.
Os temporais resultaram, conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel), no registro de cerca de 5,18 mil ocorrências envolvendo a rede elétrica do estado. Postes e torres de transmissão foram quebrados, transformadores queimados e cabos rompidos. Pelo menos 684,5 mil domicílios ficaram temporariamente sem luz.
Equipes da Copel ainda trabalham nesses locais para restabelecer a energia elétrica para 11 mil unidades consumidoras. Balanço divulgo pela empresa paranaense de energia, mostra que a região oeste foi a mais afetada, com ventos que ultrapassaram os 100 quilômetros por hora, derrubando três torres da linha de transmissão de 138 mil volts que abastece o município de Santa Helena.
Os trabalhos para reerguer as torres devem ser concluídos até amanhã (2). A indisponibilidade da linha não afeta consumidores, cujo abastecimento está sendo feito por redes alternativas, recuperadas emergencialmente.