postado em 05/11/2011 16:19
Rio de Janeiro - A ideia de um professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), César Couto, nascido no Morro da Babilônia, na zona sul da cidade, foi o ponto de partida para a primeira corrida de rua que integrará, nesse domingo (6), moradores do morro e do asfalto.É a primeira edição do Circuito de Corridas que começará na orla de Copacabana, às 7h30, passando por dentro das comunidades pacificadas da Babilônia e do Chapéu Mangueira, no Leme, e retornando pela praia até o ponto inicial.
O evento foi organizado pelo ex-atleta brasileiro de natação Pedro Rego Monteiro, conta com patrocínio da Embratel e apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.
Rego Monteiro informou que a iniciativa tem 1.500 corredores inscritos, incluindo atletas do Exército, da Marinha e da Polícia Militar, com destaque para homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que irão se misturar aos moradores do bairro.
Os competidores terão que vencer degraus, ladeiras íngremes e estreitas nas duas comunidades cariocas, em um percurso de oito quilômetros da 1; Rio Up Run. Cerca de 60% dos inscritos são do sexo masculino. Mas a participação feminina, principalmente de representantes da imprensa, é significativa, disse Monteiro.
Serão premiados os três primeiros colocados de cada sexo na categoria geral, além dos vencedores das categorias especiais para moradores das comunidades e representantes da imprensa.
Pedro Rego Monteiro destacou o aspecto social da iniciativa. Por meio de uma clínica de capacitação, moradores das comunidades envolvidas foram preparados para trabalhar em eventos esportivos. ;Foram dois meses de clínica, focados em eventos esportivos. Eles estão preparados para trabalhar não só em eventos nossos, mas de outros organizadores. E estarão melhores para trabalhar como voluntários ou como contratados na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos;. O legado social da Rio Up Run beneficiou 80 moradores das duas comunidades.
Os kits para a corrida serão entregues até as 20h deste sábado.