Brasil

Polícia do Rio prende quadrilha acusada de aplicar golpes pelo telefone

postado em 17/11/2011 14:51
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na manhã desta quinta-feira (17/11), na Baixada Fluminense, 17 pessoas acusadas de integrar uma quadrilha especializada em aplicar golpes de empréstimos pelo telefone. As investigações tiveram início há cinco meses, depois da denúncia de uma vítima, e apontam, até o momento, que 163 pessoas caíram no golpe.

Segundo a polícia, o grupo tinha ;corretores; que atuavam de forma independente, mas que respondiam a uma única pessoa, identificada como João Carlos Moura Filho, apontado nas investigações com o líder da quadrilha. O suspeito já responde pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e receptação.

Ainda segundo a polícia, os acusados ofereciam facilidades para conceder o empréstimo, mas para liberar o dinheiro exigiam que a vítima depositasse um valor como garantia. Os estelionatários ficavam com o dinheiro da vítima, mas não finalizavam o empréstimo.

O titular da Delegacia de Defraudações e também responsável pela operação, delegado Gabriel Ferrando, acredita que, com o golpe, a quadrilha tenha movimentado mais de R$2 milhões em aproximadamente cinco anos de atuação.

O delegado pediu atenção às pessoas na hora de solicitar empréstimos. ;Evitar cair nessas promessas de dinheiro fácil e sempre se assegurar da instituição que está tendo contato. A pessoa depositava o dinheiro na conta de uma pessoa física e o anúncio era de uma pessoa jurídica. Então a pessoa tem que se certificar com quem ela está realizando aquele negócio, para não ser iludida e ser objeto de uma fraude;, advertiu.

A Operação Hidra teve o objetivo de cumprir 20 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão nos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João de Meriti, além de bairros da capital fluminense. Os acusados vão responder pelo crime de estelionato e formação de quadrilha e se condenados podem pegar dez anos de prisão. Três pessoas ainda são procuradas pela polícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação