O Píer Mauá, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, foi palco de grande tumulto no desembarque de passageiros, na manhã de terça-feira (22/11) . O transatlântico Veendam, da Operadora Holand American Cruiser, atracou na cidade com uma passageira morta.
Um relatório aponta a ocorrência de um surto de gastroenterite, uma infecção contagiosa do estômago e do intestino na embarcação holandesa. Oitenta e seis pessoas foram contaminadas ; sendo 79 passageiros e sete tripulantes ; mas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas um passageiro apresentava os sintomas da doença quando o navio chegou ao Rio. Ao todo, 1.258 pessoas estavam na embarcação.
A causa da morte da norte-americana Dorothy Missen Philips, 61 anos, ocorrida no último dia 20, só poderá ser confirmada após laudo do Instituto Médico Legal (IML) do Rio. De acordo com o serviço médico do navio, o falecimento ocorreu em decorrência de problemas cardiovasculares. A Polícia Federal (PF) ainda aguarda laudo da perícia para decidir se abrirá inquérito sobre o caso.
Segundo a Anvisa, ainda não é possível afirmar se a morte tem ;qualquer relação causal com o surto de gastroenterite a bordo;. Foram enviadas para análise laboratorial coletas de amostras de fezes de tripulantes e da água da piscina, do restaurante e de máquinas de gelo do navio, liberado pela agência às 14 de ontem.
;Durante a inspeção sanitária, foi solicitada a intensificação dos controles, com limpeza e desinfecção das áreas comuns de circulação, a intensificação do controle dos alimentos, e do gerenciamento dos resíduos gerados;, explicou a Anvisa, em nota. Ainda de acordo com a agência, a situação de saúde a bordo está ;sob controle; e o navio continuará sendo monitorado durante a circulação nos portos brasileiros.
Conforme o relatório do serviço médico da embarcação, os primeiros casos sintomáticos foram registrados no último dia 6, quando o navio fez escala em Valparaíso (Chile). A Anvisa foi notificada e repassou recomendações. Entre elas, a interdição da piscina e da biblioteca. A empresa responsável pelo transatlântico será notificada pela TurisRio, órgão vinculado à Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, ;já que errou ao não comunicar o estado do Rio e o Píer sobre a infecção dos passageiros;. ;Essa falha de comunicação gerou tumulto no desembarque dos passageiros, que estavam apreensivos quanto às medidas que deveriam tomar, uma vez que a tripulação pouco explicou aos viajantes sobre o problema;, disse o secretário de Turismo, Ronald Azaro.