Brasil

Polícia do Rio desarticula quadrilha que praticava extorsão por telefone

postado em 28/11/2011 18:57
Rio de Janeiro ; A Polícia Civil do Rio de Janeiro desarticulou nesta segunda-feira (28) uma quadrilha que extorquia e ameaçava pessoas por telefone. Segundo a polícia, cinco pessoas suspeitas atuavam dentro de presídios passando trotes e exigindo cerca de R$ 20 mil às vítimas. O crime era cometido em dez estados e em 22 cidades.

De acordo com o delegado assistente da 13; Delegacia de Polícia, de Ipanema, Carlos Abreu, as investigações começaram há cerca de quatro meses, em função de uma denúncia registrada por uma das vítimas. Segundo ele, durante 15 dias os policiais acompanharam, por escutas telefônicas, 977 ligações, sendo que 500 telefonemas foram de pessoas vítimas do golpe. Além de exigir dinheiro, os suspeitos ameaçavam as vítimas de morte. "São as pessoas internas que ficam fazendo essas ligações a cobrar para as pessoas, extorquindo. Falam de uma forma bem ameaçadora, dizendo que vão dar tiro na espinha e a vítima, de forma atormentada, acaba cedendo aos depósitos [exigidos pelos criminosos]".

Abreu orienta as vítimas do golpe a procurar a polícia caso recebam uma ligação suspeita, seja na situação de falso sequestro ou de um prêmio. "Antes de ceder a qualquer tipo de telefonema suspeito, [a vítima] não [deve] ceder e fazer qualquer depósito antes de procurar a polícia".

Pai de uma filha adolescente, o motorista Rogério da Silva Alves, de 42 anos, foi vítima recente do golpe ao receber uma ligação a cobrar. Segundo ele, havia uma voz feminina e outra masculina no fundo, com um tom ameaçador. Ao perceber que se tratava de um trote, ele usou um nome falso como estratégia para despistar o suposto sequestrador. "A primeira coisa que me veio à cabeça ao ouvir aquela voz de mulher me chamando, foi de inventar um nome fictício para essa mulher. Inventei e chamei de Maria e a pessoa confirmou. Eu simplesmente mandei ele procurar uma outra coisa para fazer, porque eu não tinha nenhuma filha com o nome de Maria".

Segundo o delegado, 20 pessoas foram indiciadas, sendo 15 denunciadas pelo Ministério Público. O delegado disse ainda que foram feitos bloqueios de contas bancárias a partir de representação judicial e outros mandados podem ser expedidos ao longo da semana.

A operação, denominada Bloqueio 13, contou com o apoio de agentes do Departamento Geral de Polícia da Capital e da Secretaria de Administração Penitenciária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação