Brasil

MPF denuncia 42 pessoas por fraude e desvio de cartões de crédito

postado em 07/12/2011 11:56
Ministério Público Federal de São Paulo denunciou nesta quarta-feira (7) 42 pessoas por fraude em cartões de crédito. Elas pertenciam a três quadrilhas que desviavam cartões de centros de triagem da capital paulista. Estima-se que o rombo causado apenas na Caixa Econômica Federal seja de R$ 3,3 milhões, mas outros bancos também foram vítimas do esquema.

Entre os denunciados estão três empregados celetistas dos Correios, que que eram os responsáveis diretos pelo desvio das correspondências que continham os cartões de crédito e débito. Também foram denunciados dois funcionários terceirizados dos correios e um ex-funcionário, demitido por justa causa. Eles responderão por crimes contra a administração pública e o patrimônio de instituições financeiras.

As quadrilhas trabalhavam de forma independente e organizada. Elas tinham divisões internas que respeitavam níveis hierárquicos com nítida divisão de funções. Todas contavam com ajuda de funcionários dos Correios, que separavam as correspondências contendo cartões. Um dos envolvidos confessou que o fornecedor das cartas conseguia ganhar até R$ 100 mil por mês.

Para desbloquear os cartões roubados, os bandidos recorriam, de forma irregular, à Infoseg, rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, e à Dataprev, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, responsável pela gestão da base de dados sociais brasileira.

Com os cartões liberados, os bandidos realizavam compras, pediam empréstimos e pagavam boletos e multas de terceiros, também envolvidos.

As denúncias resultam da Operação Crédito Fácil, deflagrada no dia 9 de novembro de 2011 pela Polícia Federal.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação