Brasil

Farmácia de Minas produziu medicamento que pode ter matado oito pessoas

João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 12/12/2011 10:56
O dono e farmacêuticos da farmácia de manipulação Fórmula Pharma, produtora de um remédio que pode ter causado a morte de oito pessoas na Região de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, devem ser ouvidos ainda esta semana. A informação foi passada pela Delegada Herta Coimbra, responsável pelo caso. ;Estou apenas com dois boletins de ocorrência. Devo receber os outros seis para cruzar os documentos apreendidos dentro da farmácia com as pessoas. Na quarta-feira devo ouvir o dono da farmácia;, afirma a delegada.

As investigações sobre o caso começaram no dia 1; de dezembro e apontaram uma possível relação entre os casos e a ingestão do Secnidazol 500 miligramas. As 180 cápsulas, manipuladas em 14 de novembro, serão analisadas para ver se sofreram contaminação cruzada por outro medicamento. Outra suspeita, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), é que na fórmula do Secnidazol, usado no combate à verminoses, tenha sido utilizado como anti-hipertensivo.

Nesse domingo, morreu a oitava vítima que pode ter sido intoxicada pelo medicamento. Letícia Lopes dos Santos, de 22 anos, estava internada no hospital da cidade. A mãe dela, Adélia Lopes de Paixão, já havia morrido na sexta-feira. Um casal, que também ingeriu o remédio, segue internado no hospital.

De acordo com a delegada, o dono da farmácia pode responder por homicídio. ;Temos que esperar os laudos do Instituto Médico Legal (IML) para comprovar se o remédio manipulado pela farmácia foi o causador da morte ou não, para depois sim indiciá-lo;, diz Herta Coimbra. O resultado deve ficar pronto dentro de 30 a 40 dias.

Alerta
A Secretaria de Estado de Saúde pede que as pessoas não usem o medicamento Secnidazol 500mg ou outros medicamentos produzidos pela Fórmula Pharma. Outros 11 pacientes de Teófilo Otoni e municípios vizinhos podem ter usado o mesmo medicamento, conforme documentos encontrados na farmácia. Caso estejam de posse do medicamento, pacientes devem interromper, imediatamente, o uso.

Os sintomas de intoxicação medicamentosa são queda da pressão arterial, batimento cardíaco acelerado, dor no peito, arroxeamento da pele e sensação de desmaio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação