Brasil

Ibama cobra proposta emergencial de responsável pelo navio Vale Beijing

postado em 12/12/2011 14:03
A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Maranhão (Ibama-MA) convocou para esta segunda-feira (12) uma reunião com os representantes da empresa sul-coreana STX Pan Ocean, fabricante do navio Vale Beijing, atracado há 11 dias na região de São Luís. Carregado com minério de ferro, a embarcação é considerada uma ameaça ao meio ambiente, uma vez que o seu casco apresenta danificações que podem provocar vazamentos no mar.

De acordo com o Ibama, na reunião, será cobrada dos estrangeiros uma proposta emergencial que garanta mais segurança ao meio ambiente e à área ao redor do navio. Especialistas dizem que há riscos de vazamento de combustível e também de minério de ferro, pois os locais atingidos pelas danificações servem para armazenar esses produtos.

Uma rachadura na área do tanque de combustível provocou ainda a entrada de água nos compartimentos de armazenamento de minério de ferro. Os técnicos informaram que a entrada de água gerou uma inclinação no navio que compromete a sua estabilidade.

O superintendente do Ibama-MA, Pedro Leão, disse que a reunião tem como objetivo ;avaliar a proposta; da empresa. ;A partir dessa reunião que faremos com os representantes estrangeiros da STX, avaliaremos do ponto de vista ambiental para assim colocarmos nossas exigências;, disse.

[SAIBAMAIS]Independentemente do resultado da reunião, uma equipe emergencial composta por três analistas do Ibama-MA deverá ser deslocada ainda hoje para os arredores da embarcação. A ideia é que a equipe avalie as condições, os riscos e o cumprimento da notificação entregue no último dia 9 - exigindo a colocação de bóias plásticas ao redor do navio para resguardar o local de um possível vazamento de combustível.

A Capitania dos Portos do Maranhão (Cpma), responsável pelo policiamento do litoral, fará o transporte do grupo e também avaliará a retirada de 30% de combustível da embarcação pela empresa holandesa de salvamento marítimo Smit.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação