Brasil

Combustível do navio Vale Beijing será retirado até o fml da próxima semana

postado em 12/12/2011 19:50
O combustível do supercargueiro Vale Beijing começará a ser transferido para outras embarcações ainda esta semana. A informação é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que se reuniu hoje (12) com a empresa coreana STX, responsável pelo navio.

O supercargueiro rachou quando embarcava minério de ferro da Vale. O navio, construído recentemente, seguiria para o Porto de Roterdã, na Holanda, mas, por causa da rachadura, teve que ficar ancorado no Porto de São Luís, no Maranhão.

Cerca de 7 mil toneladas de combustível deverão ser retiradas do supercargueiro para evitar risco de vazamento de óleo no mar. ;Estamos aguardando a chegada do equipamento para bombear o combustível. Até o fim da próxima semana, o combustível será transferido;, disse o analista ambiental do Ibama em São Luís, Antônio Campos Lima.

O navio tem capacidade para transportar 400 mil toneladas de minério. Tem 292 metros de comprimento, 45 metros de largura e 23 metros de calado máximo.

A Vale diz que deixou de embarcar 750 mil toneladas de minério de ferro desde a suspensão das operações do navio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação