Tábita Martins
postado em 17/12/2011 16:03
Foi publicado neste sábado no Diário Oficial do Município o decreto de situação de emergência Belo Horizonte, pelo prefeito Márcio Lacerda, por causa da forte chuva que atingiu a capital mineira nessa quinta-feira. BH recebeu na quinta-feira 50% do volume de chuva esperado para todo o mês de dezembro. Ribeirão das Neves, Contagem e Betim também enfrentam caos.A recomendação para decretação do estado de emergência partiu do coordenador da Comdec Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Alexandre Lucas. Segundo ele, os estragos provocados pelas águas já justificam o pedido. Em apenas 24h, foram registradas 20 quedas de muros, 39 deslizamentos de encostas, cinco alagamentos, e danos em oito imóveis. Além disso, nove famílias foram removidas de áreas que ameaçavam desabar em vilas e favelas da capital.
Com o decreto de emergência, a Prefeitura de Belo Horizonte fica isenta de fazer licitação para firmar contratos de mão de obra, equipamentos e de veículos que auxiliarão nos reparos dos estragos provocados pela chuva.
Em Minas Gerais 52 municípios já foram atingidos pelas fortes chuvas e 14 deles decretaram situação de emergência.
A Defesa Civil já havia alertado para a possibilidade de eventos adversos, devido a frente fria que chegou ao Estado nessa quinta feira. Segundo a coordenadoria há possibilidade de chuvas entre 100 e 140mm até nesta segunda-feira o que aumentará os riscos de deslizamentos e alagamentos devido ao solo já estar saturado. A precipitação prevista para Belo Horizonte neste mês de dezembro é de 319 mm. O acumulado para este mês está em torno de 306 mm.