Brasil

Secretaria capacita profissionais de saúde em doenças comuns após enchentes

postado em 09/01/2012 13:43
A Secretaria Estadual de Saúde anunciou nesta segunda-feira (9) a realização de um seminário para a capacitação de profissionais de saúde das regiões norte e noroeste do Rio. As aulas serão realizadas quarta-feira (11) em Itaperuna, no noroeste do estado. O objetivo é treinar médicos e enfermeiros na detecção precoce e no tratamento de doenças comuns após alagamentos, como a leptospirose, transmitida pela urina de ratos.

Ao todo, a secretaria espera treinar em quatro horas de curso cerca de 100 profissionais. Serão capacitados técnicos em saúde de Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Laje do Muriaé e Santo Antônio de Pádua, entre outras cidades das duas regiões mais atingidas pela chuva.

De acordo com o setor de zoonoses da secretaria, 63% dos casos de leptosprose registrados no ano passado ocorreram nos municípios da região serrana, após as fortes chuvas. No entanto, em função das ações integradas, foi registrada apenas uma morte entre os mais de 700 casos da doença na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação