postado em 10/01/2012 08:09
O ano de 2011 foi vitorioso para o Correio Braziliense. O Ranking J, uma pesquisa inédita desenvolvida pelo Instituto Corda em parceria com o informativo Jornalistas., classificou o veículo dos Diários Associados como o quarto veículo de comunicação do Brasil mais premiado do ano passado. O jornal recebeu 19 prêmios de 12 entidades, entre eles dois dos mais tradicionais e cobiçados da categoria ; o Prêmio Esso de Jornalismo e o Prêmio Imprensa Embratel.A lista dos vitoriosos de 2011 é composta por 21 veículos nacionais de comunicação: nove jornais, oito emissoras de televisão e quatro de rádio. Com 420 pontos, o Correio conquistou a quarta posição. Na lista dos vitoriosos regionais de 2011, o Correio aparece em primeiro lugar na Região Centro-Oeste. A pontuação segue uma escala de 10 a 100 para cada prêmio acumulado, sendo o Prêmio Esso de Jornalismo o de pontuação máxima: 100 pontos. O Prêmio Imprensa Embratel vale 85 pontos, enquanto os Essos regionais recebem a metade do Esso de Jornalismo, 50 pontos.
Em 2011, o Correio venceu em duas categorias do Esso (Primeiro Página e Regional Centro-Oeste) e duas do Embratel (Categoria Econômica e Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimídia). O jornal da capital federal foi o veículo de comunicação com mais indicações na 56; edição do Prêmio Esso de Jornalismo: 10 ao todo.
O Ranking J. ainda elaborou uma lista com os jornalistas brasileiros mais premiados de 2011. O editor de Economia do Correio, Vicente Nunes, foi considerado o jornalista mais premiado do Centro-Oeste no ranking publicado com os campeões de prêmios de todos os tempos das cinco regiões brasileiras. Vicente encabeçou a série A nova ordem global, vencedora da Categoria Econômica do Prêmio Embratel de 2011. No ranking regional, o repórter Vinicius Sassine aparece em 2; lugar no Centro-Oeste. Ele foi o autor da série de quatro reportagens intitulada A morte no berço das águas, vencedora do Prêmio Esso 2011 na categoria Regional Centro-Oeste.
Balanço histórico
O Correio Braziliense ainda conquistou uma posição no topo do balanço histórico do levantamento, chamado de Ranking Jornalistas.dos Mais Premiados Veículos de Comunicação Brasileiros de Todos os Tempos. Com 3.830 pontos, o jornal aparece na 7; colocação de 100 veículos. Na lista dos 19 vitoriosos regionais de todos os tempos, a pontuação do Correio garantiu a primeira posição.