Brasil

Bombeiros buscam 10 desaparecidos após deslizamento em Sapucaia (RJ)

Corporação resgata os corpos de 12 vítimas do deslizamento em Sapucaia e município começa a enterrar os mortos. Em Minas, prédio desocupado desmorona

postado em 11/01/2012 08:00
Bombeiros resgatam corpo de vítima no município de Sapucaia (RJ): chuvas levam tensão à Região Sudeste
Os corpos de cinco vítimas do deslizamento que soterrou oito casas em Sapucaia (RJ), a 145km do Rio de Janeiro, na madrugada da última segunda-feira, foram encontrados na manhã de ontem. O município contabiliza 13 vítimas das chuvas ; 12 apenas no deslizamento ;, incluindo uma pessoa que morreu depois que uma casa desabou, mas o número pode ser maior, pois o Corpo de Bombeiros ainda trabalha nas buscas de aproximadamente 10 desaparecidos.

Cinco vítimas atingidas pelas enchentes em Sapucaia foram enterradas ontem. No caminho para o cemitério, mais de 200 pessoas se emocionaram ao passar em frente ao local do deslizamento. O ministro interino da Defesa e comandante do Exército, Enzo Martins Peri, e o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, sobrevoaram Sapucaia a pedido da presidente Dilma Rousseff. Viana informou que mil cestas básicas serão disponibilizadas ao município. Em todo o estado, sete cidades decretaram situação de emergência.

As tempestades que caem sobre o Sudeste deixam as Defesas Civis estaduais em alerta para a ameaça de novos deslizamentos e desabamentos. ;Nosso trabalho é de altíssimo risco. Há possibilidade de novos rolamentos de pedras aqui;, afirmou o secretário estadual da Defesa Civil fluminense, Sérgio Simões, na tarde de ontem, em visita a Sapucaia.

Em Cariacica, na Grande Vitória, parte de uma casa desabou e duas pessoas ficaram feridas na manhã de ontem. Em Belo Horizonte, o Edifício Vale dos Buritis, no Bairro Buritis, que estava interditado desde outubro devido ao risco de desmoronamento, desabou na manhã de ontem. Ninguém ficou ferido. A estrutura caiu um dia depois de o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ter autorizado a sua demolição. Segundo a empresa contratada para demolir o prédio, os problemas ; que se estendem por grande parte da Rua Laura Soares Carneiro ; foram causados pela saturação do subsolo por excesso de água.

O coordenador da Defesa Civil Municipal de Belo Horizonte, Alexandre Lucas, alertou para a possibilidade de desabamento em outros prédios: ;O risco não acabou. Dois prédios ainda estão ameaçados;. Desde outubro, quando as chuvas se intensificaram em Minas, o estado já registrou 15 mortos e 2,2 milhões de pessoas afetadas em 116 cidades que decretaram situação de emergência.

Estiagem
Já no Rio Grande do Sul, o problema enfrentado é a seca: ontem, os municípios em situação de emergência devido à estiagem chegaram a 142 ; mais de 620 mil pessoas são afetadas pelo clima no estado. Hoje, o governo federal anunciará medidas para ajudar as cidades gaúchas que sofrem com a baixa umidade do ar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação