Brasil

Primeiro dia do Fashion Rio mostra novidades para o inverno 2012

postado em 11/01/2012 07:26

Rio de Janeiro - Começou na terça-feira (11) o primeiro dia de desfiles do Fashion Rio, a segunda semana de moda mais importante do país. Estilistas, modelos, jornalistas e curiosos se juntam no Pier Mauá, zona portuária carioca, para apresentar e conferir as novidades do mercado para o inverno 2012. ;O mundo conhece o Brasil através do Rio de Janeiro, por isso esse evento é tão importante para divulgar a moda nacional;, disse Paulo Borges, diretor criativo da semana de moda em coletiva de imprensa.


Nesta quarta-feia desfilam 2nd Floor, a segunda marca da Ellus; a marca mineira Coven que sempre inova com o tricô e o pernambucano Melk Z-Da que apresenta uma coleção inspirada nas bonecas de barro brasileiras. O dia se encerra com a TNG, que sempre convida para desfilar um casal de sucesso da novela das oito da rede Globo. Este ano será a vez de Marcelo Serrado, que interpreta o mordomo Clô na novela Fina Estampa, e da atriz Carolina Dieckmann, que dá vida a Teodora.

Herchcovitch
Terça-feira começou com o desfile da linha jeans de Alexandre Herchcovitch - a marca principal desfila no São Paulo Fashion Week, que começa semana que vem. Ele colocou na passarela uma coleção inspirada nos artistas nova-iorquinos dos anos 1980. O desfile deu várias formas ao brim, como em maiô com o busto marcado, casacos largos estilo militar e macaquinhos modernos. O estilista pintou o material com uma estampa camuflada e com respingos de tinta. Mas o grande destaque foram os acessórios que ele desenhou as suas tradicionais caveiras. Elas apareceram embolsas de couro, que mais parecem sacos de papel, nas pranchas de surfs e nos cardigãs.

Aquastudio
A marca carioca é a que mais se assemelha com alta-costura. A estilista Esther Bauman normalmente coloca na passarelas brincadeiras com tecidos bem vanguardistas. Dessa vez, entretanto, ela trabalhou com os tecidos em mais de um formato da silhueta dos anos 1940 e 1950 - saias secas e rodadas abaixo do joelho. A coleção traz muita renda e bordados em formatos de flores, mas ficou menos moderna do que normalmente é o trabalho da marca. A exceção são as casquetes neon em formato de coração e as meias de paetês grandes e dourados.

Patachou
Na temporada passada, a marca mineira fez um desfile que foi sucesso de crítica e público. A prova estava na platéia de ontem que veio vestida com as estampas e principalmente com o colar art deco que foi sucesso na última apresentação. A estilista, Érika Frade, colocou a expectativa no alto. Mas nesse inverno, não foi fácil encontrar peças que façam tanto sucesso instantâneo quanto da última coleção. As roupas eram inspiradas no oriente. A marca traduziu o tema em quimonos volumosos, saias cheias e vestidos soltos sem ter a cintura marcada. Só tinham uma estampa que apareceu em algumas peças. A estilista preferiu fazer uma brincadeira com texturas. Que apareceram em tecido elaborados e nos bordados delicados nas roupas.

Alessa
A estilista carioca é sempre criticada por apresentar coleções previsíveis. Quando você entra em um desfile da Alessa, você sabe mais ou menos o que esperar. Com críticas ou sem críticas, entretanto, os seus vestidos longos e amplos são campeões de vendas nas lojas. Mas nesta temporada, Alessa surpreendeu. A temática era tapetes e as estampas que já são tradicionais da carioca estavam lá. A marca mostrou uma mistura interessantes de desenhos de vários tipos. A estilista trocou as malhas por seda, fez uma linda coleção de blazeres, trench coats e casaquetos. Além de ter apostados em calças e camisas de botão. Foi uma boa surpresa.

Cantão
No último desfile do dia, quem abriu a passarela foi a top Carol Trentini, hoje uma das modelos brasileiras com o maior destaque internacional. Ela usava um vestido branco solto que marca o estilo da coleção. Há algumas temporadas a Cantão já vem apostando nessa silhueta. Nesta estação, entretanto, a estilista Lanza Mazza, levou a marca para o inverno com uma mistura de tricôs. Tem fininhos, grossos e com textura. Tudo misturado. Os vestidos largos são combinados com leggings quentes. Ela brincou também com o macaquinho, fez uma versão da peça que na frente parece um vestido e atrás um short.

A repórter viajou a convite do evento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação