Brasil

Falta de planejamento urbano colabora para prejuízos causados pela chuva

postado em 11/01/2012 14:15
O professor e geotécnico da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Maurício Erlich disse nesta quarta-feira (11) que há uma série de medidas preventivas que podem evitar situações trágicas causadas pelos temporais no país. Para ele, o ideal é investir mais em planejamento urbano e evitar a ocupação em áreas de encostas.

Em entrevista ao programa Revista Brasi, o professor analisou de forma geral os episódios de deslizamentos de terra e alagamentos registrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e até em São Paulo nos últimos dias.

;O ideal seria que tivesse planejamento urbano em nossas cidades. Existem certas áreas que são problemáticas, onde deveria ser evitada [a ocupação]. Há problemas que a engenharia poderia resolver, porém, em outros casos, há baixo investimento, como o que diz respeito à ocupação que acaba fazendo com que mais pobres passem a morar em áreas de risco;, disse o professor.

De acordo com Erlich, as medidas de prevenção devem incluir propostas para que as áreas de encostas não sejam usadas para moradia. Uma opção, sugerida por ele, é transformar essas regiões em locais turísticos e com a segurança devida. ;Nesses locais haveria mais investimentos [garantindo] uma qualidade de vida melhor, reserva florestal, área de lazer. Mas o grande problema é que falta planejamento urbano;, destacou.

Erlich acrescentou que é necessário ;investir mais; para garantir segurança aos moradores. ;No Brasil, as pessoas saem construindo casa de qualquer jeito fazendo aterro inclusive com lixo, cortando vegetação, e a população vivendo cada vez mais e pior;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação