Estado de Minas
postado em 17/01/2012 19:27
Os desabrigados pela chuva em Minas, ganharam um boa notícia nesta terça-feira. O governo do estado se comprometeu a construir as casas destruídas para reabrigar as famílias. De acordo com um levantamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), hoje seriam cerca de 650 unidades.O anúncio foi feito durante um encontro entre o governador Antonio Anastasia, o senador Aécio Neves, o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Luis Carlos Martins, a presidente do Servas, Andrea Neves, o presidentes da Fiemg, Olavo Machado, e da Fecomércio, Lázaro Luiz Gonzaga.
As entidades se comprometeram com o governador a doar material para a construção de casas para a população atingida pelas chuvas em Minas. O Ministério Público Estadual será acionado para fiscalizar a aplicação dos recursos.
Situação de emergência
Mesmo com a estiagem, o número de cidades em Minas Gerais que decretaram situação de emergência subiu para 174. Entraram para a lista de cidades em alerta: Barbacena, Sabinópolis, Desterro de Minas, Lavras, Alto do Rio Doce, São Geraldo de Baixio, Dores de Guanhães e Crucilândia. Segundo boletim da Defesa Civil, 3.206.723 pessoas foram afetadas pela chuva no estado e mais de 50 mil precisaram deixar suas casas por causa dos temporais. A Defesa Civil considera 15 mortes no período chuvoso, desde outubro de 2011, mas no número pode chegar a 19 com a investigação de mais um morte e a busca por três desaparecidos.