Brasil

Inquérito vai apurar suposto abuso no BBB

postado em 18/01/2012 07:19
O delegado Antônio Ricardo Nunes deixa o Projac: roupas íntimas e roupa de cama serão periciadas e outros integrantes do BBB devem depor
A 32; Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro abriu inquérito ontem para apurar o suposto crime de estupro de vulnerável do modelo Daniel Echaniz, 31 anos, contra a estudante Monique Amim, 23, no programa Big Brother Brasil 12 (BBB). Ontem, o delegado Antônio Ricardo Nunes, da 32; DP, colheu depoimentos dos envolvidos. Nunes contou que ambos disseram não ter havido relação sexual e que as carícias foram trocadas de forma consciente, com consentimento de ambos. Na noite de segunda-feira, Daniel foi expulso do programa devido à repercussão do episódio. Monique segue na atração.

Segundo Nunes, o modelo e a estudante confirmaram que ingeriram bebida alcoólica, mas estavam conscientes. ;Ela disse que houve os toques múltiplos e foi consentido por ambos. E não quis fazer o exame de corpo de delito de conjunção carnal;, afirmou. O responsável pelas investigações confirmou, no entanto, que foi aberto um inquérito para investigar o suposto crime de estupro de vulnerável, e completou: ;Se nós, no decorrer da investigação, entendermos que houve o ato sem a consciência dela, vamos dar o seguimento normal da investigação;. O delegado recolheu um vídeo com as imagens, além de roupas íntimas dos envolvidos e roupas de cama. Nunes também deve ouvir outros integrantes do programa.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, órgão do Ministério Público Federal (MPF), abriu ontem um procedimento para apurar a cena e o suposto abuso sexual, que violaria os princípios constitucionais da comunicação social e representaria ofensa aos direitos da mulher. De acordo com o MPF, o procedimento não é de natureza criminal, mas visa garantir, especialmente, o respeito aos direitos da mulher. ;O objetivo do procedimento é que a Rede Globo, emissora de alcance nacional, não contribua para o processo de estigmatização da mulher, mas para a promoção do respeito à mulher;, informou o MPF, por meio da assessoria. Uma das ações que podem ser exigidas da emissora seria a divulgação, no BBB, dos direitos das mulheres. Já a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), órgão da Presidência da República, informou que está acompanhando a investigação ;em contato direto com o Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil do Rio de Janeiro;.

O MPF também questiona a TV Globo sobre a forma como a emissora informou o público a respeito dos fatos ocorridos na casa. Em relação à expulsão de Daniel, a TV Globo informou, sem especificar detalhes do comportamento do participante e das normas do BBB 12, que ;a produção do programa avalia que o comportamento do participante foi inadequado, o que impede seu retorno à casa;. A nota diz ainda que, assim que surgiu a suspeita, a TV Globo iniciou a apuração dos fatos, ;que num primeiro momento apontavam para uma cena de carícias semelhante à de outras edições;. O Ministério das Comunicações solicitou à TV Globo a gravação da programação veiculada nos últimos dias 14 e 15, com o objetivo de analisar as imagens segundo as normas do Código Brasileiro de Telecomunicações.

Desde que deixou o programa, Daniel Echaniz foi hospedado em um hotel no Rio de Janeiro e, por meio de sua conta no Twitter, publicou diversas mensagens referentes ao caso. ;Galera, se aconteceu alguma coisa, isso é problema meu e de mais ninguém. Assunto encerrado;, postou. ;Só acredito que a Justiça seja feita.; Em mensagem para a mãe, Maria Aparecida Echaniz, o modelo disse: ;Mãe, logo logo estou aí! Tudo vai ficar bem, amo muito você;. Maria Aparecida tem afirmado que a motivação da Rede Globo para a expulsão de Daniel seria racista e não descarta a possibilidade de entrar na Justiça contra a emissora.

Abuso
O suposto caso de estupro ocorreu na madrugada de sábado, após uma festa na casa em que é realizada o BBB 12. Monique estava embriagada e foi dormir. Pouco depois, Daniel deitou na cama e, sob o edredom, começou a fazer movimentos típicos de um ato sexual. Monique estava inerte nas imagens. O episódio ganhou repercussão nacional quando telespectadores acusaram Daniel, nas redes sociais, de ter se aproveitado de Monique. As cenas eram restrita aos assinantes do pay-per-view e do site da emissora. A Rede Globo admitiu, por meio de nota divulgada ontem, a suspeita de abuso sexual dentro do programa. A emissora informou ainda que Daniel não voltará à casa.

Depois do episódio, Monique revelou ter dúvidas sobre o ocorrido. ;A gente passou a mão um no outro. E, realmente, é só isso que eu lembro. Na minha cabeça, não me lembro de mais nada. De sexo, nada. Só se ele for muito mau caráter de fazer sexo comigo dormindo.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação