Brasil

Ministro Fernando Haddad descarta nova edição do Enem em abril

postado em 20/01/2012 07:23

A três dias de entregar o cargo de ministro da Educação, Fernando Haddad anunciou que a prova do Enem prevista para abril não será realizada. Na semana passada, ele já havia informado que seria difícil executar duas edições do exame este ano, e ontem responsabilizou a Justiça Federal do Ceará. Segundo o ministro, a exigência judicial que permite a todos os candidatos acessarem o espelho das redações corrigidas torna difícil a viabilidade da aplicação do exame daqui a três meses. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não tem condições tecnológicas de fornecer o material aos 4 milhões de candidatos que fizeram a última edição da prova, em outubro.

;O coroamento do Enem passa por duas edições no ano e nós sabemos disso desde 2009. Mas não podemos colocar a máquina em fadiga. Há uma questão tecnológica a ser resolvida. É um problema novo, que foi colocado e que não é tão simples assim;, disse Haddad, após conceder entrevista ao programa de rádio Bom dia, ministro. ;Por enquanto, teremos um (Enem) por ano até que tenhamos fôlego para atender às exigências. A questão está sendo discutida e pode não haver (o exame) em abril;, completou Haddad.

O ministro já havia alertado que o Ministério da Educação (MEC) teria dificuldade para realizar duas edições do exame este ano. Na ocasião, ele declarou que o Inep enfrentaria entraves para ;dobrar o esforço da realização de uma prova para 5 milhões de pessoas;.

O imbróglio contraria decisão do próprio MEC, que publicou, em 20 de maio do ano passado, no Diário Oficial, uma portaria determinando a realização do Enem ;pelo menos duas vezes ao ano; a partir de 2012. Havia até mesmo as datas da avaliação neste primeiro semestre: 28 e 29 de abril. Mas ontem, o ministro reconheceu que o governo ;não pode lançar a ideia; sem ter condições de ;atendê-la;.

Até o momento, 122 candidatos entraram na Justiça pedindo acesso à correção da redação do Enem de 2011. Desse total, 79 solicitaram revisão da nota. Camila Rodrigues foi a primeira estudante no Distrito Federal a receber vista da redação, depois do pedido judicial. ;Acredito que o problema é que eles corrigem muitas redações e acabam dando notas arbitrárias;, disse a estudante de 18 anos. O prazo do MEC para mostrar a cópia autenticada à jovem termina amanhã.

Nova liminar
Na noite de ontem, o juiz Rafael de Souza Pereira Pinto, da 22; Vara Federal do Rio de Janeiro, indeferiu o pedido liminar de vista às redações. Mas o ministério e o Inep continuam obrigados a oferecer acesso devido à liminar anterior. Ainda assim, o MEC espera que o Tribunal Regional Federal da 5; Região, no Recife, defina hoje qual decisão será válida.


Recorde nas inscrições para o ProUni
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) terminaram às 23h59 de ontem. De acordo com balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação às 18h, o número de inscritos chegou a 1.098.856, superando o total do ano passado, de 1.048.631 candidatos. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Até o início da noite de ontem, os estados com maior número de inscrições eram São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação