Brasil

Após sessão de radioterapia, Lula fez visita ao ator Reynaldo Gianecchini

postado em 26/01/2012 07:40
Lula e Gianecchini conversaram por cerca de 30 minutos no Sírio-Libanês

Após o breve retorno aos holofotes do Palácio do Planalto na terça-feira, durante a solenidade que marcou a despedida do ex-ministro da pasta da Educação e seu pupilo, Fernando Haddad, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se submeteu ontem a mais uma sessão de radioterapia contra o câncer na laringe, diagnosticado no ano passado. Durante a passagem pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Lula também visitou o ator Reynaldo Gianecchini, que combate um câncer no sistema linfático. Segundo a assessoria de imprensa de Lula, a conversa durou cerca de 30 minutos. O encontro foi acompanhado pela mulher de Lula, Marisa Letícia, e a mãe do ator, Heloisa Helena Gianecchini.

Ontem, o ex-presidente fez a 16; do total de 33 sessões de radioterapia previstas na fase conclusiva do tratamento. De acordo com a equipe médica que atende Lula, o procedimento ocorre de segunda a sexta-feira e o paciente não precisa ficar internado. Ao longo do tratamento, o líder petista chegou a reclamar de um incômodo constante na garganta, que, segundo os médicos, é comum nesse tipo de procedimento.

Além da radioterapia, o ex-presidente tem se submetido a sessão de quimioterapia complementar uma vez por semana. Após encerrar o ciclo principal de quimioterapia em 13 de dezembro, os exames indicaram que o câncer na laringe, inicialmente verificado com três centímetros de diâmetro, tinha sofrido uma redução de tamanho de 75%. No caso de Lula, a cirurgia foi descartada.

Internação

Diagnosticado com linfoma não Hodgkin de células T, que afeta o sistema imune, em agosto de 2011, Reynaldo Gianecchini passou por um tratamento bem diferente do ex-presidente Lula. Depois das sessões de quimioterapia, ele precisou se internar, em 12 de janeiro, para receber um autotransplante com as células-tronco da região da medula óssea. O boletim médico divulgado no início desta semana afirma que Gianecchini apresentou melhoras e passa bem. ;O paciente está em recuperação da função da medula óssea e deve receber alta nos próximos dias, mas manterá os controles médicos periódicos para acompanhamento;, afirmava a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação