postado em 26/01/2012 12:07
O subsecretário de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcio Mota confirmou no fim da manhã desta quinta-feira (26/1) que três corpos foram encontrados até o momento e 16 pessoas ainda estão desaparecidas. Há pouco surgiu a noticia que teriam sido encontrados mais dois corpos, mas os bombeiros ainda não confirmam essa informação.Ele informou ainda que alguns prédios ao lado dos edifícios que desabaram foram isolados, mas garantiu que não há risco de novos desabamentos. ;Essa é uma medida preventiva tomada pela Defesa Civil;, explicou.
Márcio Mota disse que agora todos os esforços estão concentrados nas buscas por sobreviventes e na retirada dos corpos. ;Ao contrário dos deslizamentos de terra, quando ocorre um desabamento há uma formação de bolhas de ar, o que torna possível haver alguém ainda com vida;.
A esperança de haver sobreviventes faz com que o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil seja mais lento. ;Essa operação tem que ser feita com cuidado, são muitos destroços. A retroescavadeira tem que ser manuseada com muita atenção, porque pode haver corpos embaixo dos escombros;, explica o subsecretário.
Parentes e amigos estão reunidos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro em busca de informações. Muitos estão sendo levados em vans até o Instituto Médico Legal (IML) para fazer o reconhecimento dos corpos que já foram encontrados.