postado em 05/02/2012 11:43
Brasília ; O uso obrigatório da cadeirinha infantil foi responsável pela diminuição no número de crianças vítimas de acidentes automobilísticos no país. A conclusão é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Pelos dados oficiais, o número de mortes de crianças até 7 anos em acidentes nas estradas caiu 41,18%, no primeiro semestre de 2011, em comparação ao mesmo período em 2010. Em Brasília, não houve nenhuma morte entre o ano de 2010 ; ano em que a lei da cadeirinha tornou-se obrigatória ; até o mês de agosto de 2011, mês que finalizou o levantamento.O chefe de fiscalização do 1; Distrito da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Carlos Dantas, reforçou a importância do equipamento para a proteção das crianças. ;O uso das cadeirinhas infantis, além de ser obrigatório, dá segurança e evita ferimentos;, alertou.
O inspetor completou ainda que nesse início de ano letivo, o fluxo no trânsito se intensifica e, com isso, os motoristas devem estar atentos ao transporte seguro das crianças. ;É fundamental para reduzir o risco de morte em acidentes ou na desaceleração repentina do veículo;, aconselhou.
O Instituto Nacional de Meteorologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recomenda aos pais e responsáveis que façam a instalação das cadeirinhas de forma correta. De acordo com o Inmetro, é fundamental seguir todas as orientações contidas nos manuais para evitar surpresas desagradáveis.
O Inmetro lançou, na semana passada, uma gravação em vídeo orientando o uso correto das cadeirinhas. O vídeo faz parte de uma série com orientações sobre o uso dos principais produtos com selo do instituto. O vídeo está disponível no site do Inmetro na internet.