Estado de Minas
postado em 11/02/2012 12:41
Felipe tem apenas um dia de vida, mas pouco lembra um bebê que acabou de chegar ao mundo. Medindo 54 centímetros e pesando impressionantes 6,2 kg, ele surpreendeu os pais e até mesmo as previsões mais exageradas da equipe médica do Hospital da Cidade, em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. "Uma semana antes de nascer ele estava pesando 5,6 kg, então era esperado que engordasse no máximo mais 10% desse peso (560 gramas), mas foi além", conta Cely Zimermamm, médica responsável pelo parto.De acordo com Zimermamm, a mãe passa bem depois da cesariana e o bebê segue internado na UTI Neonatal, procedimento padrão para o caso. "Estes bebês têm risco maior de problemas cardíacos ou de respiração após o nascimento, por isso essa atenção especial é necessária. Tudo foi planejado para ter a UTI à disposição de Felipe no dia do nascimento", relatou Cely.
A obstetra fez questão de destacar que, em 30 anos de carreira, este é o maior bebê que ajudou a nascer. "O parto foi relativamente tranquilo e, quando o Felipe chorou, toda equipe acabou caindo na risada pelo seu tamanho. Foi muito gratificante", disse.
Diabetes e hipertensão gestacional
Segundo Zimermamm, a formação dos "bebês gigantes" normalmente está associada à diabetes gestacional. No caso de Felipe, além da diabetes, sua mãe também teve hipertensão gestacional, o que tornou o parto de alto risco. Ela foi encaminhada para o Hospital da Cidade aos sete meses de gestação e os últimos dois foram de acompanhamento rigoroso, para que a cirurgia não trouxesse riscos para bebê e mãe.
Semana dos bebês gigantes
Felipe não foi o único bebê na semana a chamar a atenção pelo seu peso e tamanho. Também ontem, em Córdoba, na Argentina, o menino Santiago Olivares ganhou destaque por quase não entrar na incubadora, após nascer com 6,5 kg e 57 cm. Há três dias, na China, outro menino virou notícia por chegar ao mundo pesando 7,04 kg, o dobro do peso normal de um recém-nascido.