Brasil

Procon-SP suspende vendas nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime

postado em 14/03/2012 12:11
O Procon-SP determinou a suspensão das atividades de e-commerce por três dias, a partir desta quinta-feira (15/3), dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, de responsabilidade da B2W Companhia Global do Varejo. Além da paralisação das vendas, a empresa deverá pagar a multa de R$ 1.744.320,00. A decisão foi publicada nesta quarta (14/3) no Diário Oficial do Estado, e não cabe recursos. A sanção será válida somente no estado de São Paulo.

Segundo o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, em 2011 os atendimentos gerados pela empresa aumentaram muito em relação ao ano anterior, sendo a maioria deles por falta de entrega do produto ou defeito no item adquirido. Góes considera um descaso e desrespeito ao consumidor, e afirmou que a autarquia fez várias tentativas ao chamar a B2W para diálogo, mas sem resultado. A Companhia recorreu à decisão em 1; grau publicada em 10 de novembro do ano passado, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Em 2010, o Procon-SP registrou 2.224 atendimentos sobre problemas com os sites da B2W. No ano passado, esse número aumentou 180%, em um total de 6.233 casos. A empresa ainda não se manifestou sobre o caso.

Nesta quinta-feira (15/3), o Procon-SP vai divulgar a lista das empresas mais reclamadas pelo consumidor em 2011 e lança um ranking on line, baseado em dados a partir de 1; de janeiro deste ano, sobre os fornecedores que geram mais atendimento ao órgão e o índice de solução dos casos. Além da divulgação da lista das ;dez mais; do ano passado em número de reclamações fundamentadas ; denúncias registradas depois de tentativas de solução com intermediação do Procon-SP na fase inicial do atendimento ; o ranking on line estará à disposição no site www.procon.sp.gov.br, indicando em tempo real o nome das 30 empresas que mais geram reclamações ao Procon-SP, citando os índices de solução desses casos e principais irregularidades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação