Brasil

Atingidos por barragens protestam contra privatizações no setor elétrico

postado em 15/03/2012 18:37
Em mais uma ação para marcar o Dia Internacional de Luta contra as Barragens, celebrado nesta quarta-feira (14/3), um grupo de integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está, desde o início da manhã desta quinta-feira (15/3), em frente ao Ministério de Minas e Energia. Com carro de som e faixas, os manifestantes defendem uma pauta de reivindicações que inclui a renovação das concessões do setor elétrico e a oposição à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

O movimento também é contra novas privatizações no setor. ;Uma grande parte do setor elétrico já foi privatizada e agora existe uma pressão das empresas para que se privatize o resto;, explicou o militante do MAB Mateus Alves.

O grupo também quer uma política nacional para as famílias atingidas pelas barragens no país. ;Hoje não existe no país uma política para quando se remove os atingidos por barragens, eles são jogados ao léu, sem estrutura nenhuma;. O MAB também combate a construção de grandes hidrelétricas e os altos preços da energia elétrica pagos pelos consumidores.

A interlocução do governo com o MAB está sendo feita pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Na última terça-feira (13/3), líderes do movimento foram recebidos pelo ministro Gilberto Carvalho e uma nova reunião está marcada para hoje à tarde. Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também participaram do protesto em frente ao Ministério de Minas e Energia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação