postado em 20/03/2012 13:39
A estação que se iniciou na madrugada desta terça-feira (20/3) traz expectativa de chuva para a Região Sul do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A seca prolongada provocou perdas e prejuízos na lavoura e nas pastagens gaúchas, e o outono promete um clima de temperaturas mais amenas até 21 de junho.A previsão é que as chuvas comecem na quinta-feira (22/3) e fiquem dentro da média para o período. Por enquanto, a parte oeste do Rio Grande do Sul continua com temperaturas elevadas, passando dos 30 graus Celsius (;C), apesar das chuvas em alguns municípios.
De acordo com o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul, Gervásio Paulus, a estiagem do verão afetou a lavoura, principalmente a produção de grãos. ;Em março, constatamos uma perda de 39,7% de soja no estado. No município de Santa Rosa, cidade mais afetada pela seca, a perda chegou a 64% da produção;, destacou.
Para Gervásio, a perda na safra de verão é irreversível, mas a Emater espera que a normalização das chuvas recomponha as pastagens e permita plantações. ;As chuvas dos últimos dias foi desuniforme. Nossa expectativa é que atinjam as áreas mais afetadas pela seca;, disse. Segundo ele, há municípios que precisaram fazer racionamento de água por causa da baixa precipitação.
O estado disponibilizou R$ 51,9 mil para despesas em socorro e ajuda humanista para 80% dos municípios. Além disso, o governo federal fez mobilização para arrecadar cestas básicas, filtros de água e caixas d;água para assentamentos indígenas e quilombolas.