Brasil

Mães da Sé fazem ato para cobrar solução para desaparecimento de crianças

postado em 31/03/2012 18:03
São Paulo ; A Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas, conhecida como Mães da Sé, protestou na tarde de hoje (31) contra a falta de políticas públicas para solucionar o desaparecimento de pessoas no país. Com cartazes e fotos dos jovens que procuram, os parentes ocuparam as escadarias da Catedral da Sé, centro de São Paulo.

Maria de Lurdes Ramalho levou a foto de Carlos Alberto, que desapareceu quando tinha 6 anos em Mairiporã (SP). Há quase 20 anos, o menino estava em frente de casa para esperar o pai chegar do trabalho, quando desapareceu. ;Quando fomos procurar, já não estava mais. Desapareceu, ninguém viu, ninguém sabe;, relatou a mãe.

O Presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, explicou que um dos principais problemas nestes casos é a falta de um cadastro nacional de crianças desaparecidas. ;Existe uma expectativa em relação ao funcionamento efetivo do cadastro nacional, que apesar de ter sido criado por lei em dezembro de 2009, acaba não funcionando efetivamente;.

Segundo ele, o primeiro passo para que o registro nacional funcione é a criação de cadastros estaduais que tenham foto e as informações básicas da pessoa procurada. ;O mais importante seria integrar as polícias estaduais com o governo federal por meio do Ministério da Justiça;. De acordo com ele, somente no estado de São Paulo cerca de 9 mil crianças e adolescentes estão desaparecidos.

Alves também reclamou que ainda há resistência da polícia em colocar em prática a lei que determina o registro imediato dos desaparecimentos. ;Ainda hoje é muito comum que a polícia impeça esse registro imediato, não aceite que seja registrado imediatamente, manda esperar 24 ou 48 horas e nós sabemos que esses momentos iniciais sãos os mais importantes para tentar localizar a pessoa desaparecida;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação