Jornal Correio Braziliense

Brasil

Engenheiro com sintomas de Doença da Vaca Louca está internado em BH

O homem apresentou confusão mental, sinais de demência, convulsões e evoluiu para paralisias em algumas partes do corpo. Ele está internado no Hospital Madre Tereza, mas o diagnóstico não foi confirmado pela biópsia no cérebro

Um engenheiro de 64 anos está internado no Hospital Madre Tereza em Belo Horizonte com sintomas do mal da Vala Louca, uma doença priônica, variante humana da Creutzfeldt-Jacob (DCJ). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), esse pode ser o primeiro caso em um país da América. Os sintomas dessa enfermidade são problemas no cérebro, como desordem e perda de memória.

O irmão do paciente contou ao em.com que os sintomas do engenheiro começaram em dezembro do ano passado. Ele apresentou confusão mental, sinais de demência, convulsões e evoluiu para paralisias em algumas partes do corpo. A família ficou assustada com os sintomas, pois o engenheiro é um profissional ativo e os problemas de saúde estavam comprometendo o trabalho dele.

O paciente deu entrada no hospital no dia 8 de janeiro e dois dias depois foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) onde ficou até o meio de março. De acordo com o irmão, no dia 15 de março o engenheiro foi transferido para o quarto, mas continuou em coma induzido. Nesse período, o irmão do paciente questionou a ausência de diagnóstico e recebeu a informação de suspeita de DCJ.

As doenças priônicas são chamadas assim porque afetam os príons, partículas protéicas responsáveis por atividades como o amadurecimento dos neurônios. A transmissão dessa doença pode acontecer por contaminação cirúrgica, consumo de carne bovina de animais contaminados, de forma hereditária ou de maneira esporádica.

O hospital divulgou um boletim em que o médico Rodrigo Santiago Gomez informa: ;encontra-se internado no Hospital Madre Tereza sob minha responsabilidade possível portador de doença priônica. Tal diagnóstico não foi confirmado pelo estudo de anatomia patológica (biópsia cerebral);. A nota informa que a condição do paciente não apresenta risco para terceiros.

Conforme a SMSA, a biópsia apresentou resultado inespecífico, não podendo confirmar o diagnóstico dessa doença. Segundo a secretaria, como a DCJ nunca foi registrada em BH, não existe medida adicional de saúde pública a ser iniciada.