Brasil

Engenheiro com sintomas de Doença da Vaca Louca está internado em BH

O homem apresentou confusão mental, sinais de demência, convulsões e evoluiu para paralisias em algumas partes do corpo. Ele está internado no Hospital Madre Tereza, mas o diagnóstico não foi confirmado pela biópsia no cérebro

Estado de Minas
postado em 05/04/2012 21:42
Um engenheiro de 64 anos está internado no Hospital Madre Tereza em Belo Horizonte com sintomas do mal da Vala Louca, uma doença priônica, variante humana da Creutzfeldt-Jacob (DCJ). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), esse pode ser o primeiro caso em um país da América. Os sintomas dessa enfermidade são problemas no cérebro, como desordem e perda de memória.

O irmão do paciente contou ao em.com que os sintomas do engenheiro começaram em dezembro do ano passado. Ele apresentou confusão mental, sinais de demência, convulsões e evoluiu para paralisias em algumas partes do corpo. A família ficou assustada com os sintomas, pois o engenheiro é um profissional ativo e os problemas de saúde estavam comprometendo o trabalho dele.

O paciente deu entrada no hospital no dia 8 de janeiro e dois dias depois foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) onde ficou até o meio de março. De acordo com o irmão, no dia 15 de março o engenheiro foi transferido para o quarto, mas continuou em coma induzido. Nesse período, o irmão do paciente questionou a ausência de diagnóstico e recebeu a informação de suspeita de DCJ.

As doenças priônicas são chamadas assim porque afetam os príons, partículas protéicas responsáveis por atividades como o amadurecimento dos neurônios. A transmissão dessa doença pode acontecer por contaminação cirúrgica, consumo de carne bovina de animais contaminados, de forma hereditária ou de maneira esporádica.

O hospital divulgou um boletim em que o médico Rodrigo Santiago Gomez informa: ;encontra-se internado no Hospital Madre Tereza sob minha responsabilidade possível portador de doença priônica. Tal diagnóstico não foi confirmado pelo estudo de anatomia patológica (biópsia cerebral);. A nota informa que a condição do paciente não apresenta risco para terceiros.

Conforme a SMSA, a biópsia apresentou resultado inespecífico, não podendo confirmar o diagnóstico dessa doença. Segundo a secretaria, como a DCJ nunca foi registrada em BH, não existe medida adicional de saúde pública a ser iniciada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação