Brasil

Conselho Federal de Medicina quer apuração do MPF sobre fraude na Unirio

postado em 10/04/2012 23:04
O Conselho Federal de Medicina (CFM) deverá acionar amanhã (11/4) o Ministério Público Federal (MPF) para investigar denúncias de fraudes em vestibular da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O presidente do CFM, Roberto Luiz d;Avila, considerou inaceitável que cinco alunos da Unirio tenham ingressado na universidade utilizando números de matrículas de outros estudantes que passaram no vestibular mas abandonaram o curso ou se transferiram para outras instituições.

;É inaceitável que alunos, pessoas que pretendem ser médicos, utilizem de expediente fraudulento para entrar em uma escola pública. Nós estamos estarrecidos com o caráter dessas pessoas;, declarou d;Avila.

Ele considerou importante a ação do MPF para investigar a extensão da fraude e também verificar se o mesmo não estaria ocorrendo em outras 185 faculdades de medicina no país.

;Estamos nos colocando à disposição para avaliar se em outras escolas isso não estaria acontecendo também. Estamos vendo com o Ministério Público Federal como participar dessa demanda judicial. Queremos acompanhar esse caso de perto, porque não é possível que futuros médicos utilizem de condutas antiéticas e sem princípios morais. Vão cuidar de pessoas e tratar de vidas humanas, e a conduta tem que ser ilibada;, disse.

Durante a tarde de hoje (10), dois funcionários da Unirio foram ouvidos por uma comissão de sindicância, presidida pelo diretor do Instituto Biomédico da universidade, Antonio Brisolla. Os alunos convocados não compareceram.

;Isso foi um ato ilícito e estamos tentando determinar esse procedimento. Os alunos não compareceram. Eles foram por duas vezes convocados, por telegrama com aviso de recebimento. Seria interessante ouvir esses estudantes e saber como vieram parar aqui, mas se eles não comparecerem, vamos tratar isso à revelia. Logicamente que vamos enviar isso à Polícia Federal;, declarou Brisolla.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação