Brasil

MST faz caminhada para lembrar 16 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás

postado em 17/04/2012 15:10
Rio de Janeiro ; Em mais um dia de manifestações pela reforma agrária no país, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez nesta terça-feira (17/4) uma caminhada pelas principais vias da região central da capital fluminense. Os sem-terra seguiram até a sede do Tribunal de Justiça do estado, onde fizeram um ato para lembrar os 16 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, que deixou 21 trabalhadores mortos.

A polícia acompanhou a manifestação, que foi pacífica. Os trabalhadores continuam acampados em frente à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a previsão do MST é que eles fiquem no local por pelo menos mais um dia.

Na tarde desta terça-feira, os líderes do MST no Rio de Janeiro voltam a negociar com o Incra a pauta de reivindicações. Para a coordenadora nacional do MST Amanda Matheus, o processo de reforma agrária no estado ainda é muito lento. Segundo ela, existem diversas famílias aguardando há mais de dez anos pelo direito à terra.

;Nós estamos exigindo do Incra resposta concreta relacionada aos processos que estão parados aqui no estado. A gente quer sair das negociações com pelo menos algumas metas e alguns compromissos [definidos];, disse.

A Superintendência do Incra no Rio de Janeiro confirmou para hoje a reunião com o MST, mas alertou que, se houver alguma tentativa de ocupação do prédio, as negociações estarão suspensas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação