postado em 19/04/2012 18:53
Rio de Janeiro ; O maior comércio popular da capital fluminense, localizado na Rua Uruguaiana, no centro da cidade, foi alvo hoje (19/4) de uma operação da Receita Federal e da Delegacia de Fazenda da Polícia Federal para apreender produtos eletrônicos e de informática contrabandeados.Durante a ação, que contou com o apoio de 20 auditores fiscais e dez agentes da Polícia Federal, foi apreendida uma grande quantidade de celulares, máquinas fotográficas, filmadoras e GPS. Todo o material retido foi encaminhado para o depósito da Receita, na zona norte. Os proprietários serão intimados a comparecer, na próxima terça-feira (24/4), para apresentarem a documentação das mercadorias.
De acordo com o coordenador do Direp, auditor fiscal Carlos Falcão, a operação é um resultado de um trabalho de investigação que começou há três meses. ;A Receita Federal combate, entre outros delitos, o descaminho e o contrabando, e hoje nós estamos aqui, nesses estabelecimentos, com o objetivo de verificar se a mercadoria exposta à venda é objeto de descaminho ou contrabando;, disse. Ele acrescentou que ao todo foram vistoriados dez boxes, e que os comerciantes no momento da ação não apresentaram nota fiscal que comprovasse a compra das mercadorias.
Ele explicou ainda que, caso não seja comprovada a procedência das mercadorias, será aberto um processo administrativo de perda do material. ;Após a lavratura do auto de infração de perdimento, é feita uma representação fiscal para fins penais que será encaminhada ao Ministério Público Federal, que aceitará ou não fazer a denúncia por descaminho contra o proprietário do estabelecimento;.