postado em 02/05/2012 15:53
Rio de Janeiro ; Uma exposição fotográfica ao ar livre sobre mães que lutam contra a discriminação, a violência e a homofobia percorre a partir desta quinta-feira (3/5) diversos bairros do Rio de Janeiro. A iniciativa, que retrata mulheres que lutam pelos direitos de seus filhos gays, será inaugurada na Praça XV.A exposição ;Mães pela Igualdade; é organizada pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro e pelo movimento global online All Out, que luta pelos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis (LGBT).
A diretora de campanha do All Out, Flávia Abrantes, explicou que algumas mães vão participar da inauguração do projeto na Praça XV, no centro, para relatar suas experiências de dor e perda dos filhos mortos por serem homossexuais.
;São ao todo 22 fotos de mães que estão mostrando que amam seus filhos independente da orientação sexual deles, além de algumas mães que tiveram seus filhos assassinados e que estão transformando sua dor em luta;.
A exposição contará também com uma escultura de mais de dois metros de altura criada pelo carnavalesco Jorge Crespo - a Árvore da Igualdade - que ganhará milhares de folhas artificiais com testemunhos e mensagens sobre amor, igualdade e tolerância que estão sendo enviadas para o site do movimento: .
;Já temos mais de cinco mil mensagens e a ideia é que a árvore vá aumentando a cada semana, pois as pessoas que forem passando pela exposição também terão chance de escrever nas folhas e colá-las na árvore;, declarou a diretora da campanha.
Na semana que vem, a partir do dia 9, a exposição estará no bairro do Leblon, zona sul do Rio. Nas semanas seguintes, o evento fará paradas na Tijuca, zona norte, entre os dias 16 e 22, e em Vigário Geral, também na zona oeste, entre 23 e 29. Após a exposição, a árvore será enviada à presidente Dilma Rousseff.