Brasil

Milhares de pessoas visitam exposição de Modiglani no Rio de Janeiro

postado em 03/05/2012 13:48
Rio de Janeiro - Mais de 50 mil pessoas já visitaram a exposição Modigliani: Imagens de uma Vida, que se despede no próximo domingo (6/5) do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. Considerada um dos mais importantes eventos do calendário oficial do Momento Itália-Brasil 2012, a mostra foi inaugurada no dia 31 de janeiro, apresentando pela primeira vez na América Latina uma coleção de 12 pinturas e cinco esculturas originais, além de desenhos, documentos, fotos e manuscritos do italiano Amedeo Modigliani (1884-1920).

De acordo com o curador da mostra, o francês Christian Parisot, Modigliani, definido como ;artista sem mestre e sem discípulos;, se destaca no panorama das artes plásticas por ter sido fiel à sua visão figurativa, ;conseguindo chegar a uma síntese perfeita entre a imagem e o sentimento que ela suscita;. As obras expostas na mostra foram cedidas por colecionadores particulares e por instituições, como a Modigliani Institut Archivés Légales Paris-Roma, presidido por Parisot.

Nesta última semana de visitação da exposição, o MNBA tem entrada franca todos os dias e o horário foi estendido: nesta quinta-feira (3/5) e nesta sexta-feira (4/5), das 10h às 20h, e sábado e domingo, de 11h às 18h. No sábado (5/5), o museu vai oferecer oficinas gratuitas, às 14h e às 15h30, destinadas a crianças e suas famílias, que poderão ouvir histórias e participar de atividades artísticas. O MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199, no centro do Rio. Após a temporada no Museu Nacional de Belas Artes, a exposição segue para o Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista, onde fica de 17 de maio a 15 de julho. Depois, a mostra vai para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, de 26 de julho a 30 de setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação