postado em 17/05/2012 08:16
A batida entre dois trens no metrô de São Paulo, na manhã dessa quarta-feira (16/5), deixou pelo menos 103 pessoas feridas, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de São Paulo. Apesar da proporção, nenhum passageiro teve ferimentos graves e, às 18h de ontem, todos já haviam tido alta hospitalar, segundo nota oficial divulgada pela SMS. O atendimento das vítimas foi feito por 23 viaturas do Corpo de Bombeiros. O acidente será investigado pela Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), da Secretaria de Segurança Pública do Estado ; um laudo com resultados preliminares da colisão deverá ser apresentado em até 30 dias.[SAIBAMAIS]De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a causa do acidente ainda é desconhecida. Uma das principais hipóteses seria a falha mecânica no sistema. No entanto, Fernandes também espera uma investigação a respeito da operação dos trens no momento do acidente, que pode ter sido com ou sem a interferência de um operador. ;O Metrô tem sistema automático e manual. É isso que queremos saber: estava no manual? Estava no automático? Esse sistema automático funciona há 44 anos. Não tem falhas, ele tem redundância;, afirmou, em coletiva de imprensa.
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo divulgou nota lamentando o ocorrido e culpando o ;sucateamento do sistema metroferroviário; como responsável pela fatalidade. ;É preciso contratar mais funcionários, modernizar os equipamentos e aumentar a malha. Não houve falha humana e, sim, do sistema;, declarou o presidente da entidade, Altino de Melo Prazeres Júnior, em nota. Ainda segundo o sindicato, a gravidade do acidente foi minimizada devido a atuação do operador de trem, que teria acionado o freio de emergência ao notar que o automático não teria funcionado. ;Não fosse a atuação do operador de trem, que ao perceber a falha do sistema aplicou a emergência, o acidente poderia ter sido mais grave;, afirmou Altino. O secretário-geral do sindicato, Paulo Pasin, informou que o operador esteve no Centro de Controle do Metrô para prestar esclarecimentos e que compareceu na elaboração do boletim de ocorrência.
