Brasil

Favela carioca é escolhida para implementação de programa contra o crack

postado em 19/05/2012 10:43
As ruas do Morro Santo Amaro, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, próximo ao bairro da Glória e da praia do Flamengo, foram palco da primeira operação do programa Crack, é possível vencer, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Com a ajuda de 150 homens da Força Nacional, policiais civis e militares tomaram a comunidade e as imediações. O objetivo, além de combater a venda e o consumo da pedra fabricada a partir da pasta base de cocaína, é preparar o local para receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Além do foco repressivo, a medida pretende convencer os usuários a deixarem o vício. Só ontem foram recolhidos 101 moradores de rua, dos quais 89 adultos e 12 crianças e adolescentes. Todos foram levados para abrigos municipais.

O pé do Santo Amaro, que abriga uma pequena cracolândia, onde cerca de 50 usuários costumam se reunir, foi escolhido pelo governo estadual para dar início às ações do plano nacional. Na ocupação da comunidade, ontem, os agentes de segurança descobriram outro ponto de consumo, no alto do morro. Eles identificaram ainda uma instalação de gatonet, como são chamadas as gambiarras de TV a cabo, com mais de mil assinaturas. A operação contra o crack não tem data para acabar. Caberá ao Rio demonstrar como enfrentará o problema, até para ser copiado pelos demais estados que já aderiram ao programa federal ; Pernambuco, Rio Grande do Sul e Alagoas. O Distrito Federal deve ser o próximo a assinar convênios do plano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação