Brasil

Ministério da Educação anuncia mudanças na correção do Enem neste ano

postado em 25/05/2012 07:19
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem mudanças na correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válidas a partir deste ano. Pelo novo sistema, cada texto será examinado por dois corretores independentes ; o que já acontecia nas edições passadas ;, porém, caso haja discrepância de 200 pontos na média das notas, a redação será avaliada por uma terceira pessoa. Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000). Ainda assim, se persistir a diferença, uma banca com outros três avaliadores e coordenada por um professor doutor vai servir como instância final. Com a mudança, o MEC precisou aumentar o número de corretores contratados ; 4,2 mil pessoas trabalharão nessa etapa. Para o titular da pasta, as alterações vão trazer mais objetividade na correção, impondo ;filtros mais precisos para avaliar;.

Na avaliação de Mercadante, as novas medidas vão evitar que os candidatos entrem na Justiça solicitando revisão na correção das provas. Na edição de 2011, o MEC recebeu mais de 122 pedidos judiciais de vista da prova da redação. Em 2010, foram 28. Como o edital da prova não prevê recursos, o Inep assinou, em agosto de 2011, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal do Distrito Federal e Territórios (MPF-DF) para conceder o espelho da correção da redação aos estudantes que solicitarem. Ontem, Mercadante garantiu que o acordo vai valer já este ano. ;Ainda estamos concluindo a operacionalização desse processo;, esclareceu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação