Agência France-Presse
postado em 04/06/2012 16:43
Rio de Janeiro - A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse nesta segunda-feira (4/6) que o valor da multa à empresa petrolífera Chevron, referente ao vazamento de novembro de 2011 no Campo de Frade, na Bacia de Campos, será divulgado até julho.;Não existe hipótese de não haver pagamento em dinheiro. A conclusão desse processo vai determinar o valor pecuniário e a exigência de um procedimento diferente por parte da empresa em relação à sua atividade e ao governo brasileiro;, disse Magda, durante o lançamento da campanha Rio%2b20 e Você, que tem o objetivo de envolver o cidadão nos debates sobre desenvolvimento sustentável.
[SAIBAMAIS]A diretora disse que o momento é de conversa entre a agência, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Público Federal.
A Chevron já recorreu administrativamente do relatório elaborado pela agência e apresentou o contraditório, mas os argumentos da empresa, conforme Magda Chambriard, ;acrescentaram muito pouco às conclusões finais;.
De acordo com a diretora, ;neste momento, não há como a Chevron voltar a perfurar [novos poços] em Frade, pelo menos até que os condicionantes regulatórios estejam satisfeitos;. Ela disse ainda que a petrolífera pode voltar a produzir, posteriormente, caso tenha interesse.