Brasil

Cadete da Força Aérea morre depois de ser ejetado de avião em São Paulo

postado em 05/06/2012 07:33
O cadete da Academia da Força Aérea (AFA) André Rodrigues Silva morreu nessa segunda-feira (4/6), por volta das 7h, ao ser ejetado do assento de uma aeronave modelo T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB), em Pirassununga, São Paulo. Ainda em solo, ele se preparava para participar de uma decolagem de treinamento. Segundo informações não oficiais, o piloto tinha 22 anos, era de Brasília e cursava o último ano da Formação de Oficiais Aviadores. O Comando da Aeronáutica não confirmou os dados, segundo eles, a pedido da família.


Em nota, a assessoria de imprensa da FAB afirmou que já iniciou as investigações para apurar as possíveis causas do acidente. Peritos da Polícia Civil estiveram no local e o laudo que vai indicar o que provocou a ejeção sairá em 30 dias. De acordo com a FAB, a atividade de risco é inerente a profissão militar e, portanto, não é preciso assinar um termo de conhecimento sobre os possíveis perigos.

Homenagem

O aviador recebeu homenagem na página da rede social Facebook, na tarde de ontem. O editor assistente Roberto Valadares Caiafa, da revista Tecnologia & Defesa, publicou uma foto do aviador e lamentou profundamente a sua morte. Segundo o editor, o cadete estava a apenas seis meses da sua formatura. Informações não oficiais indicam ainda que o velório e o enterro devem ser realizados hoje, às 16h30, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Leia a íntegra da nota da FAB:

Nota Oficial ; Acidente com avião da FAB em Pirassununga, no interior de São Paulo

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, nesta segunda-feira (04/06), às 07h05, ocorreu um acidente com uma aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No acidente faleceu o Cadete Aviador André Rodrigues Silva.

O acidente ocorreu próximo da cabeceira da pista de decolagem, no início de uma missão de treinamento.

O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 04 de junho de 2012.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Fonte: CECOMSAER

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação