Brasil

Movimento Camponês Popular faz manifestação para falar com Mendes Ribeiro

postado em 05/06/2012 19:35
Manifestantes ligados ao Movimento Camponês Popular (MCP) ocuparam nesta terça-feira (5/6) toda a área em frente ao Ministério da Agricultura, revindicando ser atendidos pelo ministro Mendes Ribeiro. A diretora do MCP, Sandra Alves, lamentou a não disposição do ministro em receber os representantes do movimento. ;Fomos atendidos por todos os ministros, menos pelo ministro Mendes Ribeiro. Logo ele, que coordena um dos ministérios mais importantes para o pequeno produtor;, lamentou.

O MCP quer que Mendes Ribeiro se manifeste sobre os 13 itens apresentados ao governo, com reivindicações de políticas públicas para o pequeno camponês. Entre as reivindicações do movimento está a renegociação de dívidas e o adiamento da entrada em vigor da Normativa 51, que impõe aos produtores de leite infraestrutura mínima e mecanização da produção. ;Achamos que isso tem de ser feito, mas o pequeno produtor de leite não tem condições de fazer isso ainda em 2013. Propomos, então, que isso seja adiado para 2016;, disse Sandra Alves à Agência Brasil.



Por causa da manifestação, a entrevista do diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, para explicar o Plano Safra 2011/2012, marcada para a tarde de hoje no ministério, foi suspensa.

Pela manhã, a Conab anunciou que com crescimento de 53,1% na produção da segunda safra ; o que equivale a um total de 11,42 milhões de toneladas ; o milho foi o destaque apontado no levantamento de grãos 2011/2012. A expectativa é que, juntando a primeira e a segunda safra, se chegue a uma produção total de 67,79 milhões de toneladas, superando inclusive a safra de soja, estimada em 66,37 milhões.Valter Campanato/ ABr

A reportagem da Agência Brasil, no entanto, conseguiu conversar com Silvio Porto ainda no ministério. Para o diretor da Conab, o crescimento da produção de milho será importante porque poderá repor, com maior facilidade, o baixo estoque que o país tem de milho (1,4 milhão de toneladas), e atingir pelo menos o patamar que considera ideal (4 milhões de toneladas).

;Deveremos voltar a um bom patamar, com estoque entre 4 e 5 milhões de toneladas de milho;, disse. Disse. ;Na reunião [coletiva de imprensa], eu ia ressaltar que, pela primeira vez teremos a produção de milho superando a de soja;, completou o diretor da Conab.

Porto avaliou que a superação da safra de milho em relação à de soja tem como origem a alta de preço do grão na época do plantio. ;O preço [do milho] estava artificial, e isso acabou incentivando os produtores;, disse. ;Só que agora os preços já estão caindo. Nós alertamos que isso ia acontecer, logo que tivemos a colheita da primeira safra. Sugerimos que os produtores vendessem o milho já no primeiro semestre, porque todas análises indicavam a queda de preço a partir do segundo [semestre];.

A baixa de preço do milho prevista pela Conab deverá, segundo o diretor, beneficiará tanto o consumidor como os produtores de carne suína que usam o milho como ração. ;Este era um setor que estava no vermelho por causa da alta de preço;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação