postado em 12/06/2012 18:06
A criação de um Piso de Proteção Socioambiental Global pode ajudar os países que enfrentam a pobreza, por meio da transferência de recursos e tecnologias, a acabar com a miséria e preservar o meio ambiente, segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.A proposta brasileira, que será discutida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio%2b20), é inspirada no Bolsa Verde, um benefício pago a cada três meses para as famílias extremamente pobres que trabalham na coleta de frutos, na extração de látex ou na pesca artesanal, na Amazônia.
Segundo a ministra, o Bolsa Verde é concedido a pessoas extremamente pobres que vivem em ativos em torno da biodiversidade das florestas. Além de receberem o Bolsa Família, elas ainda sãocontempladas com R$ 300 para cuidar das florestas de forma ambientalmente correta. A ação, que está no âmbito do Programa Brasil sem Miséria, foi implementado há apenas 4 meses.
;A gente ainda está com um universo pequeno de pessoas sendo atendidas [pelo programa], perto do potencial [que tem]. Estamos com 23 mil famílias recebendo, mas começou agora no início do ano. Vale para famílias pobres que moram em reservas extrativistas, em florestas nacionais ou em assentamentos extrativistas;, disse Tereza Campello à Agência Brasil.
Para as demais nações, o Brasil quer levar a ideia de um compromisso internacional de garantia de renda mínima à população mais pobre, atrelada a ações de preservação ambiental e ao uso de tecnologia e energia limpa. ;Essa proposta foi apresentada pelo Brasil logo que começaram as discussões para montar o documento [preliminar da Rio%2b20]. Esse debate sobre sustentabilidade deve ter os três pilares ; social, ambiental e econômico;, destacou a ministra.
De acordo com Tereza Campello, o debate sobre o piso de proteção social avançado entre os países. Vários organismos do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) já incorporaram a ideia de um piso social global, em especial a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a ONU Mulher. ;O mundo tem de partir de uma proposta de uma renda mínima para os extremamente pobres, seria um Bolsa Família com variações;.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, as populações pobres são as que vivem em piores condições ambientais, muitas vezes sem acesso a saneamento básico e em áreas sujeitas à poluição ambiental. A criação do Piso de Proteção Socioambiental já foi discutida em quatro reuniões preparatórias da Rio%2b20 e tem apoio da França e da Suíça.