São Paulo ; Táxis elétricos ou híbridos ; que funcionam a combustão e a energia elétrica ; deverão circular em breve pelas ruas da capital paulista. A prefeitura autorizou nesta quarta-feira (20/6) a liberação de 116 novos alvarás para esse tipo de veículo. As autorizações, destinadas apenas a empresas por causa do alto custo, serão disponibilizadas em 58 pacotes fechados de cinco alvarás cada um.
[SAIBAMAIS]Apesar do preço elevado dos carros elétricos ou híbridos, que gira em torno de R$ 130 mil, a Secretaria de Transportes está confiante no interesse das empresas, já que no pacote há alvarás para táxis comuns, movidos a combustão.
;Para conseguir os dois alvarás para os táxis comuns, a empresa terá de pegar o pacote todo, com os cinco alvarás, e apresentar os carros híbridos ou elétricos e o táxi acessível;, disse o diretor do Departamento de Transportes Públicos da Secretaria Municipal de Transportes, Hélder Pereira. Na cidade, hoje, existem apenas 35 ;táxis acessíveis; para atender a pessoas com deficiência. Se todos os pacotes foram adquiridos pelas empresas, mais 58 passarão a circular pelas ruas.
De acordo com a secretaria, os carros híbridos têm autonomia para 500 quilômetros e consomem 50% a menos combustível que um veículo comum. A emissão de poluentes também é 50% menor. Para adquirir o pacote ; comuns, elétricos ou híbridos ; as empresas não terão isenção fiscal, diferentemente dos taxistas autônomos que podem comprar os veículos - movidos a combustíveis renováveis, como o álcool ; com melhor preço.
Para o Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, a oferta de alvarás para carros híbridos ou elétricos para autônomos é inviável. ;O investimento é muito alto, esses veículos não são fabricados aqui, têm carga tributária elevada, preços em dólar. Em segundo lugar, nós não temos infraestrutura para atender o abastecimento dos elétricos;, declarou Giovanni Romano, assessor do sindicato.
Os táxis elétricos terão de ser abastecidos diretamente na rede elétrica, enquanto os híbridos usam gasolina para fabricar eletricidade, em um processo que é mais econômico e produz menos poluição do que os carros comuns.