Mantida em um porão com péssimas condições de higiene na casa do irmão, Vera Regina da Costa, de 59 anos, foi resgatada pela polícia, na última quinta-feira (21/6), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Vizinhos denunciaram à 1; Delegacia de Polícia que Vera não tinha comida em casa e que procurava os vizinhos ou o lixo para se alimentar. De acordo com a polícia, ela vive nesta situação desde que o marido morreu, há cerca de três anos.
O comissário Sérgio Sá, da 1; DP, conta que o pequeno porão onde Vera morava, embaixo da casa onde o irmão vive com a esposa, era muito sujo e tinha apenas uma porta. Ela não tomava banho, pois o banheiro tinha apenas um vaso sanitário e uma pia. Vera contou à polícia que era agredida pelo irmão com socos e tapas.
[SAIBAMAIS]Em depoimento, o irmão da vítima disse que ela tem deficiência mental, mas com momentos de lucidez. Foi aberto um inquérito para investigar as denúncias de maus tratos, a possível tortura e o abandono familiar.
De acordo com o comissário, como os pais morreram e os irmãos vivem na mesma casa, ele seria responsável por ela. Inicialmente foi especulado que o irmão da vítima estaria recebendo alguma quantia em dinheiro em nome dela, mas a polícia não trabalha mais com esta hipótese, esclareceu.
Vera foi encaminhada para um lar de idosos da cidade onde deve permanecer até a conclusão do inquérito.