Brasil

Jovem que arrecadou dinheiro para reconstituir rosto é sequestrado no MT

Estado de Minas
postado em 26/06/2012 10:07

A Polícia Civil tenta identificar os sequestradores do jovem Oziel de Oliveira, de 22 anos, que ficou famoso por divulgar um vídeo na internet no qual relata o drama de ter tido o rosto deformado por um câncer degenerativo. A campanha que ele promoveu na web o ajudou a arrecadar mais de R$ 100 mil para fazer cirurgias de reconstrução da face.

O jovem foi resgatado por policiais dentro de uma agência bancária na manhã desta segunda-feira (25/6), quando ele se preparava para sacar parte do dinheiro exigido pelos criminosos que o sequestraram na noite anterior.

Oziel vive em Lucas do Rio Verde, cidade distante 360 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso. No mês passado ele publicou um novo vídeo na internet agradecendo a contribuição das pessoas que o ajudaram a arrecar o dinheiro necessário para poder ter de volta um rosto normal. Ele aguarda resultados de alguns exames para que a cirurgia seja marcada. Só não esperava que, em contraponto à solidariedade de centenas de pessoas que se sensibilizaram com sua história, alguém pudesse tentar se beneficiar com o fato.

[SAIBAMAIS]O rapaz desapareceu na noite do último domingo (24/6) depois de deixar a namorada em casa, próximo à residência dele. Oziel estava em uma moto quando foi cercado por um carro e levado para um cativeiro próximo a uma plantação de milho, a cinco quilômetros do centro de Lucas do Rio Verde. Somente na manhã desta segunda-feira a família recebeu um contato, dele próprio, informando que estava bem e que os parentes deveriam buscá-lo em uma ponte, localizada em uma área de mata distante da cidade.

Segundo a polícia, a ligação de Oziel foi uma tentativa dos criminosos de desviarem a atenção. Imediatamente após o contato, o jovem foi levado até sua agência bancária para sacar o dinheiro. Como ele ficou famoso na cidade e pela manhã a notícia de seu desaparecimento já tinha sido alardeada, funcionários do banco suspeitaram quando ele pediu para efetuar o saque de R$ 20 mil e chamaram a polícia.

O sequestrador que o acompanhou até o banco fugiu quando percebeu a aproximação policial. O jovem disse aos policiais que não consegue reconhecer os sequestradores, mas os investigadores acreditam que sejam pessoas próximas a ele, pois tomaram alguns cuidados no cativeiro para garantir a integridade dele, que demanda cuidados especiais tendo em vista o orifício aberto em seu rosto.

A polícia não tem dúvida de que Oziel foi vítima de extorsão mediante sequestro e garante estar empenhada em identificar, localizar e prender os autores do sequestro.

O Câncer

Oziel foi vítima de um diagnóstico equivocado que culminou na deformação de seu rosto. Quando ele tinha 9 anos surgiu um tumor na sua boca. Após alguns exames, os médicos afirmaram que se tratava de uma bactéria bucal e iniciaram um tratamento para contê-la. No entanto, tratava-se de um câncer e em três anos ele já começava a ter o rosto bastante deformado.

Levado pela família até São Paulo, Oziel foi submetido a tratamento efetivo que o livrou do câncer. No entanto, submetido a uma cirurgia de reconstrução do rosto ele fofreu rejeição, que o deixou com um buraco no centro do rosto, no lugar do nariz e da boca.



Sem perder as esperanças e aparentando muita autoestima, Oziel gravou um vídeo caseiro contando a sua história e pedindo doações financeiras para custear as cirurgias plásticas capazes de lhe devolverem uma face perfeita. O vídeo postado no YouTube em março deste ano teve quase 700 mil acessos e em pouco tempo ele conseguiu arrecadar o dinheiro necessário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação