Brasil

Mulheres fazem mais denúncias de violência, mas número de homicídios cresce

postado em 08/08/2012 08:23
Mais de 329 mil mulheres que procuraram o serviço de denúncia de violência contra o gênero ; o Disque 180 ;, nos últimos seis anos, sofreram algum tipo de agressão. A maioria delas, cerca de 47%, relatou ainda que a situação era diária. Os dados são do canal de atendimento da Secretaria de Política para as Mulheres, divulgados ontem. No mesmo dia, a Lei Maria da Penha, fonte de mais rigor para a punição de crimes de violência doméstica, completou seis anos. Os números vêm acompanhados da atualização do Mapa da Violência 2012 ; Homicídio de Mulheres no Brasil, com base em dados de 2010, que mostram crescimento na taxa de homicídios. Em 2010, foram 4.465 assassinatos, aumento de 20% comparado a 2007 e de 230% em relação ao ano 2000.

A secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, explica que os dois levantamentos refletem lados diferentes do mesmo drama. Enquanto os números da secretaria indicam o crescimento de denúncias ; chegando a 2,7 milhões de atendimentos nos últimos seis anos, com aumento de 30% nas ligações se comparado o primeiro semestre do ano passado com o mesmo período deste ano ;, os crimes contra as mulheres ganharam requintes de crueldade. Para Aparecida, é como se as mulheres estivessem mais decididas a denunciar e a dar um basta na situação, só que os homens têm reagido mal. ;É o sentimento de posse. Temos vistos casos de cárcere privado, de mulheres que ficam mais de 36 horas com uma arma apontada para cabeça delas;, exemplifica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação