Brasil

Secretaria de Direitos Humanos ouve vítimas da chuva na região fluminense

postado em 08/08/2012 20:29
Representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) estiveram nesta quarta-feira (8/8) no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, para reunir informações com vítimas da tragédia das chuvas de 2011 na região serrana fluminense e ouvir as reivindicações delas.

No fim de semana, foi publicado na imprensa que o número de vítimas seria muito maior do que os 905 mortos e 121 desaparecidos que constam na lista oficial. A denúncia é que famílias inteiras teriam sido levadas pelos deslizamentos de terra, não restando nenhum parente para fazer o registro do desaparecimento.

[SAIBAMAIS]De acordo com o coordenador-geral de Centros de Referência da SDH, João Alves, representantes da secretaria estão visitando as pessoas ouvidas na matéria e reunindo informações com vítimas para depois conversar com o governo do estado. ;Hoje a gente tirou medidas administrativas para encaminhar os passos que estão na nota oficial divulgada segunda-feira. Estamos fazendo o levantamento preliminar de informações;.

Ainda sem data marcada, a reunião com o governo do estado deve ocorrer até sexta (10/8). Entre as ações previstas pela SHD estão serviços jurídicos, atendimento psicossocial de familiares de desaparecidos e articulação com a administração pública para solucionar a demanda das vítimas.

Também serão feitas pesquisas em cartórios, sobre óbitos registrados como indigentes e em órgãos públicos, na rede de ensino e assistência social para verificar a alegação de que existem mortos e desaparecidos que não estariam na lista oficial. A denúncia publicada fala de quase 10 mil medidores de energia que desapareceram no dia 12 de janeiro de 2011, nas cidades de Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro e Nova Friburgo cujos clientes não voltaram à contatar a concessionária.



O trabalho será coordenado pelos centros de Referência em Direitos Humanos de Petrópolis, Nova Iguaçu e Juiz de Fora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação