Gustavo Werneck/Estado de Minas
postado em 15/08/2012 09:53
Festa de tradição, fé e amor à cidade. Hoje, dia da Assunção de Nossa Senhora, moradores de Ouro Preto, na Região Central, comemoram os 300 anos da paróquia de Nossa Senhora do Pilar, uma das mais antigas de Minas e mais ricas em patrimônio cultural do país, com acervo distribuído por 23 templos. O ponto alto das comemorações em homenagem à padroeira será às 18h, quando a comunidade católica local e visitantes vão acompanhar a procissão da imagem, que sairá da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em direção à Matriz do Pilar, no Centro Histórico.
A programação começará às 6h30, com o Ofício de Nossa Senhora e celebração eucarística, seguindo-se às 10h, com a solene concelebração eucarística cantada, presidida por dom Francisco Barroso Filho, e canto do Te Deum. Ao meio dia haverá um dos momentos especiais, com repicar dos sinos na matriz e em todas as igrejas da paróquia. Às 15h, terá início a celebração eucarística festiva, coroação de Nossa Senhora do Pilar e consagração das famílias à padroeira de Ouro Preto, e, às 19h, solene celebração eucarística, presidida pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, e coração de Nossa Senhora do Pilar pelos Anjos de Prata. De acordo com os organizadores, a festa celebra também os 80 anos da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos e abertura dos 50 anos da coroação pontifícia de Nossa Senhora do Pilar (1963;2013).
Cristo Rei
[SAIBAMAIS]Em Belo Horizonte, o dia é para reverenciar a padroeira da capital, Nossa Senhora da Boa Viagem e, desta vez, um fato inédito. Pela primeira vez, haverá recitação do terço no terreno da Avenida Cristiano Machado, 11.900, no Bairro Juliana, na Região Norte, que abrigará a futura Catedral Cristo Rei, sede da Arquidiocese de BH. O ato religioso será comandado pelo bispo auxiliar dom Wilson Luís Angotti Filho, da região episcopal de Nossa Senhora da Conceição.
De acordo com a Cúria, as comemorações do 24; Jubileu de Nossa Senhora da Boa Viagem vão ter a tradicional procissão com a imagem da protetora da capital, missas, apresentação de corais e caminhadas, além de outras atividades presididas pelo arcebispo e celebradas pelo pároco da Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, Francisco Júnior de Oliveira Marques. O padre conta que haverá missas às 7h, às 9h e às 11h. Às 13h30, sairá da Paróquia São José, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a tradicional carreata em direção à capital, com a imagem transportada por um carro do Corpo de Bombeiros.
Depois da recitação do terço no terreno da futura Catedral Cristo Rei, os fiéis seguirão para a Praça Rio Branco (em frente ao terminal rodoviário), no Centro de BH. Um dos momentos mais esperados terá início às 17h, com a recepção da padroeira e procissão luminosa até a Catedral da Boa Viagem. Os festejos terminarão com missa campal na área externa da Boa Viagem, com início previsto para às 18h.
Serra da Piedade
No alto da serra, comunhão com a religiosidade e natureza. Haverá celebração religiosa também no Santuário de Nossa Senhora da Piedade (padroeira de Minas), em Caeté, na RMBH. Rapazes e moças da arquidiocese realizarão a 17; Peregrinação da Juventude, que reuniu, no ano passado, cerca de 6 mil pessoas. Desta vez, conforme os organizadores, a romaria dos jovens tem a importante tarefa de prepará-los para a Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e vai unir milhares de católicos, de diversos países, em BH, no período de 16 e 21 de julho do ano que vem. A programação vai das 8h às 14h.