postado em 28/08/2012 17:58
Mais de um ano e meio após as chuvas de janeiro de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro, que deixou mais de 900 mortos e centenas de feridos, o governo federal vai investir R$ 540 milhões nas obras de recuperação dos rios daquela região. A informação foi dada nesta terça-feira (28/8) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.Minc disse que a demora pela liberação da verba não foi falha do governo federal, e sim, da burocracia dos órgãos financeiros para permitir que os recursos fossem distribuídos, além da má administração de alguns municípios da região, que não aplicaram os recursos necessários previstos para as obras de recuperação dos rios.
"Temos a Caixa que tem muitas exigências, temos o TCU [Tribunal de Contas da União], temos alguns prefeitos da região serrana que ;meteram a mão; no dinheiro das obras. Aquilo que já era difícil passou a ser complicado".
As obras de recuperação serão destinadas aos rios da região serrana mais atingidos pela tempestade do início do ano passado, entre eles: o Cuiabá, em Petrópolis; o Príncipe em Teresópolis e o Córrego Dantas em Nova Friburgo. Na região serrana serão 27 quilômetros (km) de rios dragados e 1.620 famílias realocadas até dezembro de 2015. Até o momento 420 famílias foram retiradas e apenas 4 km de dragagens e canalizações foram feitas.